top of page

Kandersteg

Sexta feira, dia 19 de agosto, os pioneiros e os caminheiros reuniram-se na sede, em Vale de Milhaços, por volta das 20:30h para arrumar o material e a alimentação no autocarro. Às 22h o autocarro partiu com destino a Kandersteg, Suíça.


O dia de Sábado foi todo ele feito em viagem, completando assim cerca de 20h. A viagem foi concluída durante a noite de sábado, passando assim a fronteira da França para a Suíça, com a grande chegada final, Kandersteg.


No Domingo, chegámos ao KISC por volta das 4h da manhã e ficámos a dormir no autocarro até às 8h. Quando acordámos tomámos o pequeno almoço, depois assistimos ao astear da bandeira e participámos numa dinâmica com escuteiros de outros países. Depois da dinâmica, fomos até à vila de Kandersteg, explorar e conhecer, de seguida regressámos ao campo e almoçámos. A seguir, fomos fazer o check-in e a montagem de campo, depois de montarmos o campo, fomos tomar banho pois de seguida teríamos a noite internacional, onde trocámos insígnias, anilhas e t-shirts. De seguida dirigimo-nos para o campo para jantar e dormir.


Segunda-Feira de manhã, acordámos, tomámos o pequeno almoço e fomos em direção ao teleférico para depois irmos até Schwarenbach, depois de descansarmos um pouco, comemos um reforço para a manhã, fomos até ao Gemipass, onde almoçamos, vimos a vista do miradouro e comprámos algumas lembranças. Depois de almoçarmos voltamos para o campo. Quando todos chegaram, tomámos banho, jantámos e fomos até ao KISC falar com os pais . De seguida fomos para campo para recebermos as informações do que íamos fazer no dia seguinte e depois fomos dormir.


Terça-Feira, dia 23 de agosto, o nosso grupo escutista, fez a subida ao albergue Gfellalp. A alvorada de terça- feira deu-se por volta das 8h. De manhã, existiu um período livre em que apenas foi utilizado para tomarmos o pequeno almoço, arrumarmos o campo e as mochilas que seriam necessárias para a pernoita neste albergue e a finalização das refeições que teriam de ser levadas individualmente. O raid deu inicio, no período da tarde, onde percorremos cerca de 10 km entre subidas e descidas e parte do percurso apenas em linha reta. Quando chegamos ao albergue pretendido, apenas fizemos a preparação do jantar, jantamos, apreciamos a paisagem natural e fomos descansar no albergue Gfellalp, terminando assim este dia tão cansativo.


Quarta-Feira de manhã, acordámos, e um grupo preparou-se logo para subir até ao Loetchenpass, os restantes elementos arrumaram e limparam tudo no albergue onde tínhamos pernoitado na noite anterior. De seguida, o grupo maior regressou ao KISC, almoçou e ficou à espera do outro grupo. Quando chegaram todos, tomámos banho e os caminheiros prepararam-se para ir para o Rover Campfire, enquanto os pioneiros prepararam o jantar e jantaram. Nessa noite, depois dos caminheiros voltarem e jantarem, tivemos a noite livre, a seguir a recebermos as informações do dia seguinte fomos dormir.


Quinta-Feira ás 9 da manhã fomos assistir à missa em campo dada pelo nosso padre Clemilson, a missa foi curta então passados uns 25 minutos saímos de campo e fomos subir uma montanha chamada Doldenhornhutte era suposto chegarmos às 13:00 para irmos ao lago porém só chegámos às 17:00 e pouco, impossibilitando a ida à piscina, por isso, fomos apenas ao maravilhoso e frio lago de Oeschinensee subindo de teleférico. Tivemos de ser rápidos nos banhos do lago pois precisávamos de descer de teleférico(o teleférico fechava às 18:00). Chegámos a campo mais ou menos às 18:25 e os escalados foram fazer o jantar, enquanto os chefes decidiam os totens de cada elemento, e os não-escalados ficariam a ter um momento de lazer no Centro do campo (KISC), jantamos em conjunto com alguns estrangeiros e com os nossos motoristas. Depois do jantar, os caminheiros foram fazer a despedida das pessoas que sairiam da secção, enquanto os pioneiros foram totemizados.


Sexta acordámos, tomamos o pequeno almoço e despachamos-nos enquanto chovia, fomos para o autocarro e passadas 2 horas chegamos à fábrica de chocolate Cailler. Quando entrámos na fábrica uma trabalhadora deu nos um dispositivo na qual nos foi guiando pelas várias salas que íamos percorrendo. Quando saímos da experiência comprámos vários chocolates na loja. Saímos da fábrica e ficamos á espera de todos para entrar no autocarro. Quando chegámos à vila de Kandersteg, almoçamos perto da piscina, divertimos-nos na piscina até que começou a chover e saímos todos de dentro de água, vestimos-nos e fomos dar uma volta pela vila. De noite houve o fogo de concelho internacional onde representamos o nosso agrupamento e principalmente a nossa nação.


Sábado depois do fogo de concelho internacional fomos todos tomar banho e fomos para o autocarro. Chegamos a Barcelona à 1 da tarde e os escalados foram fazer o almoço. Depois de almoçar fomos visitar o parque Güell, de seguida fomos assistir à missa dada pelo padre Clemilson na Igreja da Sagrada Família. Depois de assistirmos à missa fomos passear e comprar lembranças pela cidade. Chegando ao ponto combinado ás 20:30 ficamos à espera que o jantar fosse feito, depois de jantarmos fomos lavando a loiça e colocando tudo no autocarro.


Domingo chegámos à sede por volta das 2 da tarde, tirámos tudo do autocarro e almoçámos, depois do almoço fizemos a avaliação do acampamento na qual demorou 4 horas.


Por fim, queríamos deixar aqui um agradecimento especial a todas as empresas que patrocinaram e ajudaram na realização desta atividade que já há tanto tempo era ambicionada por estes jovens escuteiros.


Um enorme obrigado às seguintes empresas: Bacalhoa - Vinhos de Portugal SA (Azeitão), Coca-Cola Europacific Partners Portugal (Palmela), Minimercado Quinta da Alegria, Eurofrozen, Coviran (Seixal), Minimercado Rosinha Amanhecer (Seixal), Mercado da Carne (Sobreda), Glood (Telheiras), Fruprogress, Pastelaria Emilio Preto Rego, Padaria Portuguesa (Almada), Pastelaria Doce Creme.

bottom of page