Agrupamento 1239 - Vale de Milhaços: Número 5: maio de 2023
E aqui estamos nós para mais uma edição do nosso jornal, que, ao longo do ano, nos tem acompanhado por várias atividades fora.
Nesta edição, iremos voltar um pouco atrás no tempo e ver o que os nossos lobitos andaram a fazer no acampamento de abril, bem como, espreitar o que se passou nos Jogos da Primavera 2023 e no mais recente acampamento!
Iremos começar esta edição com algo muito trite para todos os irmãos Escuteiros.
"Infelizmente o nosso Pioneiro Samuel Gonçalves partiu para o eterno Acampamento para junto dos nossos irmãos escutas que já partiram e está a olhar por nós com o sorriso que bem lhe conhecemos.
Serás uma das nossas Estrelinhas, mas és e serás sempre o nosso Samu!
Uma grande canhota de todos."
31, 1 e 2 de abril
“Observação dos pernilongos
Saímos de campo, fomos para dentro do portão que estava ao pé do campo e nesse sítio o baguera disse: "Não podemos falar." O baguera disse isto porque senão assustávamos os pernilongos. Nós passámos por pomares, muitas ervas e por fim chegamos a umas lagoas pequenas. Lá estavam os pernilongos, um tipo de ave quase toda branca com umas patas muito compridas. Vimos dois pernilongos mas vi-mos também outros tipos de aves. Não se distinguiam bem porque alguns tinham algumas partes pretas. Depois voltámos para campo.”
Rita Henriques
22 de abril -> Jogos da Primavera 2023
Jogo da Malha
“Quando lá chegamos o agrupamento foi para o primeiro jogo. O agrupamento 1239 ouviu as regras com muita atenção. Precisamos de um lobito, um explorador, um pioneiro e um caminheiro para o início da atividade. Eles tinham de atirar umas bolsas com arroz para acertar nos objetos da farda da primeira seção. O Agrupamento que conseguisse acertar em maior número de objetos da farda, ganhava. O nosso agrupamento divertiu se muito e fez um bom trabalho.”
Constança
Jogo do Trivial
“O Agrupamento 1239 Vale se Milhaços contou com a participação dos lobitos Pedro Ferro e Filipe Rosário, e teve como seus adversários 2 lobitos do agrupamento da Piedade. Os jogadores foram colocados num círculo, onde iam rodando conforme o lançamento dos dados. Aleatoriamente os chefes CNE colocavam questões e os agrupamentos tinham de responder corretamente para que os lobitos do círculo pudessem avançar. As questões colocadas eram sobre sistema de progresso, matemática, cargos, história do escutismo e CNE. As respostas, após reunião dos membros do agrupamento em jogo, no nosso caso, eram dadas pelo pioneiro, porta-voz, Arrifes. Para dinamizar eram colocadas as questões "queijinho”, que facilitavam a rotação. Foi um jogo bastante dinâmico, divertido e cultural onde todos, testamos os nossos conhecimentos.
O Agrupamento 1239 saiu vencedor.
Estamos todos de Parabéns!”
Tomás Ferreirinha
Jogo das Macas
Neste posto fizemos um jogo muito divertido e muito importante pois o agrupamento decidiu apostar o nosso joker “zulmilho”! Devido às nossas excelentes habilidades e trabalho em equipa conseguimos alcançar os objetivos do jogo e recebemos pontuação extra! Este jogo consistia em levar um elemento de cada vez em uma maca e transportá-lo até ao outro lado, onde estavam os materiais de construção. O elemento que estava na maca tinha de agarrar em um material e regressar com ele da mesma forma, onde estariam outros elementos á espera e prontos para fazer um tripé que, através do nó de barril, tinha uma palamenta pendurada. Este método era repetido até os materiais de construção estarem todos do lado oposto, disponíveis para a construção do tripé. Foi um jogo entusiasmante e que nos permitiu desenvolver certas competências!
Quokka Sorridente
Estafetas no Insuflável
“O jogo X consistia num jogo de estafeta num insuflável, cujo o objetivo era o maior número de elementos concluir um percurso específico, dentro do insuflável, e, à saída entregar a estafeta ao próximo elemento, dando assim o percurso como concluído. Foram dados 10min e, como tal, cada elemento concluía o percurso o mais rápido que conseguia e entregava a estafeta à saída do insuflável para que o próximo elemento conseguisse fazer o mesmo. Todas as secções participaram neste jogo, de forma intercalada, o que reques sintonia entre as mesmas.”
Inês Antunes
Puzzle dos Patronos
“No passado dia 22 de fevereiro estivemos presentes nos Jogos da Primavera, e o tema do meu agrupamento era os Zulus. No jogo número 5, os participantes tinham de responder a perguntas sobre os patronos de cada secção e se acertassem iam buscar uma peça de um puzzle e resolvê-lo. Foi um dia muito divertido.”
Kiko
BP no insuflável
“No dia 22 de abril de 2023, realizaram se os jogos da primavera da região de Setúbal no parque de Santiago, também em Setúbal. A atividade consistiu numa competição entre agrupamentos, disputada através de jogos e com a finalidade de se vencer o maior número de jogos possível para se acumular pontos. Foi pedido a cada agrupamento para elaborar um "joker" representativo do agrupamento para ser apostado num dos jogos mencionados. Prêmios como a melhor claque e melhor joker também foram atribuídos. O jogo que vou reportar é o número 13 e ficou caracterizado como uma competição entre Vale de Milhacos e a Piedade. Essa competição foi jogada num insuflável e a prova era de velocidade. Consistia em agrupamento, atravessar se o insuflável e os seus obstáculos o mais depressa possível, no fim receber as peças de um puzzle e monta lo. A prova terminava quando um dos agrupamentos acaba se o puzzle. Foi um jogo que proporcionou bastante diversão e espírito de competitividade desde os mais novos até aos mais velhos.”
Caranguejo Oxilante (Mara Revez)
Tiro ao Alvo
“No meu jogo cujo número ninguém sabe, consistia no jogo do tiro ao alvo, onde havia umas tabuas com buracos onde tínhamos de acertar com bolas de ténis, onde jogou a maior parte do agrupamento. Foi um jogo bastante interativo e dinâmico indicado para todas as faixas etárias!”
Koala Afetuosa (Rita Lança)
O Surfista
“Este jogo é o jogo do colchão. Neste jogo são necessárias 11 pessoas, 3 lobitos, 2 para carregarem e outro mais leve para ir para ir em cima, 2 exploradores, para carregar, 2 pioneiros, 2 caminheiros e 2 chefes. O jogo é feito da seguinte maneira: Vão estar estendidos oleados no chão onde os 2 escolhidos de cada secção se vão deitar. O lobito mais leve irá dentro de uma boia em cima do colchão. À medida que os oleados ficam sem pessoas o último a sair tinha de o levar. Este foi um dos jogos da Primavera.”
Mariana Morais
Skate Power
“Nos Jogos da Primavera 2023 havia todos os tipos de jogos, mas este foi um dos jogos mais divertidos! Este era um jogo que consistia em trabalho de equipa. Os pioneiros e os caminheiros tinham de levar os lobitos e os exploradores até o outro lado sentados num skate, para depois apanharem uma bola e voltarem para trás para trocarmos de pessoas. O jogo correu-nos bastante bem, mas infelizmente não conseguimos ganhar ao agrupamento adversário. Mas a diversão esteve sempre presente no nosso agrupamento!”
Suricata Curioso (Marta Berton)
Jogo da bola ao Centro
“Neste reportagem tenho com o objetivo falar sobre o jogo (nome do jogo), foi uma ativador que posso considerar divertido e interessante pois apesar da dificuldade tinha como prioridade o trabalho de equipa!”
Macaco divertido
Completar o Cerimonial da Promessa
“Este foi o segundo jogo do dia, por isso o pessoal ainda estava animado. O objetivo do jogo era completar o cerimonial da fórmula da promessa. Para isso tínhamos de correr em linha reta, até a um baú e tirar uma palavra. Voltar a correr até ao sítio inicial, deixar a palavra e repetir este processo todo até acabarem as palavras do baú. Para este jogo era preciso 2 elementos de cada secção. Mas não pensem que era assim tão fácil, eram 4 equipas a jogar no mesmo recinto, ao mesmo tempo, por isso acabávamos por chocar com os outros irmãos escutas que estavam no jogo. Em resumo houve assim umas batidinhas mais fortes do que outras, mas foi divertido, demos todos o nosso melhor e jogamos em equipa. Além disso fomos aplaudidos e incentivados pela melhor claque de Setúbal. Com gritos e canções inventadas no dia!”
Pirilampo Otimista (Beatriz Carvalho)
Jogo da bola de pilates
“Pois bem, o jogo cujo número ninguém sabe teve a participação de todos os elementos do agrupamento e tinha como objetivo passar uma bola grande (daquelas de ioga) entre todos os participantes. Ganhava aquele agrupamento que fizesse a passagem entre todos os membros em menor tempo possível. E é claro que nós aplicámos naquele jogo o que foi feito em todos os outros, usámos um sorriso na cara e obtivemos muita animação.”
Lobo Amigo (Fábio Sousa)
JOGO DAS TENDAS DE OLHOS VENDADOS
“Este jogo em específico foi bastante divertido, e fora do normal, o objetivo era montar uma tenda de olhos vendados. Só foi possível realizar este jogo com o trabalho de equipa e a comunicação entre o grupo. Os elementos que estavam a jogar, durante o jogo inteiro, tiveram o apoio da claque do agrupamento”
Borboleta Despachada (Matilde Gonçalves)
5, 6 e 7 de maio
“Nos dias 5,6 e 7 de maio, a Expedição 62 realizou um acampamento no PNEC (Costa da Caparica). Na sexta-feira à noite (5 de maio), reunimo-nos para carregar os carros com o material de cada patrulha e em seguida seguir para campo. Quando chegámos ao PNEC, montámos as tendas e por volta da meia-noite, fomos dormir. No sábado (6 de maio), acordámos às 8h. Em seguida fizemos a ginástica matinal e tomámos o pequeno-almoço. Os cozinheiros preparam o almoço volante, para a saída de campo. Às 11h saímos de campo, rumo ao planetário!
Caminhámos até ao porto da Trafaria, onde apanhámos o barco para Belém. Almoçámos no jardim de Belém, à frente do Palácio de Belém. Às 16h fomos para o planetário, onde assistimos à sessão: “A dinâmica da Terra”. Foi muito interessante e divertido.
Voltámos para campo e chegámos ao fim da tarde. Jantámos e em seguida realizámos o habitual Fogo de Conselho juntamente com o clã.
No dia 7 de maio, acordámos e realizámos a ginástica matinal. Tomámos o pequenoalmoço e fomos assistir à celebração da Eucaristia. De seguida, voltámos e preparámos o almoço. Às 15h 30m fizemos a avaliação da atividade e às 16h e 30m fomos para casa.
Até uma próxima!”
Mocho Ponderado (Dinis Trindade)
5, 6 e 7 de maio
No fim de semana de 5 a 7 de maio fomos acampar no Pnec que se situa na costa da Caparica. Encontramo-nos na sede para irmos de bicicleta e os que não tinham foram de carro, quando chegaram descarregaram o material e as mochilas. Depois de estarmos todos nos campos os chefes explicaram o jogo que íamos jogar a noite toda e depois fomos montar campo e definir as estratégias para o assalto ao castelo. Depois de montar campo os guias foram chamados para darem os telemóveis de cada elemento, menos o do guia, e os papéis de vida da equipa. Seguidamente o jogo começou onde cada equipa tinha a sua estratégia para defender e atacar. Em cada hora recebíamos regras diferentes como, por exemplo, "Só as raparigas podem atacar, " mas também foram dadas outras.
Quando a Galileu Galileia tinha todas as bandeiras, as restantes equipas uniram-se e foram todos atacar a galileu onde não serviu de nada, só aconteceu ficarmos com menos vidas. Mas não desistimos tentamos 2 vezes durante a madrugada. Quando já estava de dia a Anne Frank foi a primeira a atacar, onde desta vez tinha tido sucesso. A partir dai foi onde todo começou outra vez. O fim só acabava ao 12:00 e até aí ficamos a atacar e defender, depois de tudo acabar cada equipa só ficou com uma bandeira. Posteriormente a ter acabado o jogo e sabido as classificações fomos preparar o almoço. Quando acabamos de comer foi hora da sesta.
Acordamos e tivemos um jogo com balões de água onde a Galileu ganhou outra vez. Fomos trocar de roupa e tivemos uma dinâmica onde foi posto a pregunta " o que gostaria que o meu irmão escuta me desse " onde foi preciso ficarmos muito tempo a pensar. Após esta dinâmica, fomos preparar o jantar para o telheiro, fizemos o alho francês á Brás do jantar e os hambúrgueres do almoço de domingo. Por causa da sesta à tarde de sábado atrasou-se e ao invés de irmos jantar para a praia jantamos em campo e depois de termos tudo feito e arrumado. Por volta das 20h fomos a pé para a praia, onde começamos o fogo de conselho com um jogo de (amor) e cantamos enquanto os rapazes estavam agachados e as mulheres de mão dada em pé. Logo de seguida fizemos um jogo do empreendimento que consistia em casa pessoa ter uma foto e ter uma palavra a traz e no qual dávamos esse sentimento a alguém que o tenha. Depois ainda cantamos e de seguida regressamos a campo com muita alegria (e sono).
No domingo nós pioneiros acordamos por volta das 8 da manhã, fomos tomar o pequeno-almoço e meter mãos a obra para desmontar campo. Entretanto depois de arrumarmos os materiais na carrinha maior parte dos elementos foi de bicicleta para a igreja paroquial de nossa senhora da Conceição e os restantes de carro. Deu se o fim da missa e os elementos que estavam de bicicleta foram para o Miradouro enquanto os que foram na carrinha acabaram primeiro por ir a sede deixar o material e as mochilas. Quando os elementos que estavam de carro chegaram os de bicicleta já lá estavam e almoçamos por lá. Depois do almoço todos fomos para a sede uns de carro outros de bicicleta e assim que lá chegamos fizemos a avaliação do acampamento encerrando assim a nossa atividade.
Maria Andrade, Afonso Freire, Catarina Afonso e Andreia Merca
5, 6 e 7 de maio
“Nos dias 5, 6 e 7 de maio o clã foi acampar para o PNEC. Iniciámos a atividade sexta-feira na sede e em campo montamos as tendas e reunimos para discutir diversos assuntos e fazer uma pequena ceia.
Sábado tivemos uma manhã de exercício físico com jogos diversos e da parte da tarde um raid até ao miradouro com desafios pelo meio. Chegando ao nosso destino tivemos um momento de reflexão sobre autoconhecimento de nós próprios. Seguimos para a praia onde jantamos e tivemos um momento de convívio. Acabamos o dia em campo participando no fogo concelho dos nossos exploradores.
Domingo arrumamos campo e fomos à eucaristia.
Um fim-de-semana de muita diversão e espírito de Clã.”
Tartaruga Criativa (Rita Marques)
DEIXA-NOS A TUA OPINIÃO!! …