top of page

Edição Nº3 - O ESCUTEIRADAS


Agrupamento 1239 - Vale de Milhaços: Número 3:  março de 2023



Bem… parece que cá estamos outra vez!


Nesta terceira edição, vamos espreitar o que o nosso agrupamento andou a fazer nos últimos tempos, começando com o fim de semana das promessas e partindo para o fim de semana passado, dia 18 de março!!


Bora lá!!








3 e 4 de março

As promessas de 4 de março tiveram o seu início no dia 3 de março com a Via Sacra e Vigília das Promessas. O evento começou por volta das 21:30 e terminou por volta das 23:45.

As Promessas foram feitas no decorrer da missa das 16:00 de Sábado, e teve como ponto alto as passagens dos Pata Tenras a Lobitos, de Lobitos a Exploradores, de Exploradores a Pioneiros e de Pioneiros a Caminheiros.

Após a Eucaristia, no espaço exterior do Salão Paroquial, foram realizados alguns jogos onde além de escuteiros também participaram os pais deles.

O dia terminou com um repasto de Caldo Verde e Pão com Chouriço, oferta do Agrupamento.”


Rafael Sanches






 






3 março

“Na sexta-feira dia 3 de março, tivemos as famosas e importantes vigílias da promessa, com uns moldes um pouco diferentes em relação ao que estávamos habituados. Foi diferente, porque fazíamos em agrupamento, mas este ano fizemos em secção.


Começámos com a entrada na igreja de todos os elementos de todas as secções que iam fazer a promessa. Depois da entrada e da oração inicial, cada secção foi para uma sala.


Os pioneiros investidos entraram na sala, enquanto os noviços ficaram cá fora há espera que tivessem todo preparado. Quando os noviços estavam cá fora, deram uma vela a cada um. Para que nenhum pioneiro estivesse perdido, os chefes mandaram se unir com o sisal, mas quem ia fazer a promessa não se uniu aos outros. Logo de seguida leram um texto a cada noviço e assim vimos noviços a emocionarem-se. Tivemos um momento de reflexão, onde cada um escreveu uma frase (os noviços escreveram 2, uma para eles e outra para a comunidade e os investidos escreveram uma para eles), depois de cada um ter acabado de escrever as suas frases tivemos um momento de partilha dos noviços. No final, cada guia de equipa e chefes pintaram a cara dos noviços.


Para acabar a vigília, fomos para a igreja (os noviços em mão dada e os pioneiros unidos em sisal), cada um entregou o seu lenço e o seu chapéu que ficaram na igreja, na proteção de Deus.”

 

Cão trabalhador (Maria Andrade)



“O dia começa com ensaios de manhã cedo na sede seja para o coro ou até mesmo para as promessas e também alguns voluntários que foram apanhar lenha para o jantar. Mais tarde foi toda a gente para casa almoçar e os noviços foram estudar mais um pouco dos textos.


Após as promessas houve uma data de jogos feitos com os pais onde acabou mais lá para o fim da tarde. Mais tarde houve jantar com tudo o que se tinha direito a comer.”


Preguiça distraída (Afonso Freire)








18 de março

Dia de mudanças na comunidade 18/3/2023

No dia 18 do mês de março, ou seja, num sábado de atividades normais, os pioneiros decidiram mudar os seus espaços, fazendo assim uma alteração no abrigo.

Começamos por tirar a maior parte dos móveis e objetos do abrigo, para podermos limpar o chão, enquanto alguns limpavam o pó dos móveis…assim que varremos e limpamos tudo voltamos a meter tudo no abrigo, mas numa estética diferente. A equipa Anne Frank trocou de espaço com os chefes, metemos divisórias entre equipas para que todos pudessem ter o ser espaço particular de equipa e em princípio será feito uma pintura na parede da equipa Anne Frank (a equipa mais recente).”

 

Raposa Sincera (Andreia Merca)

 



 






3, 4 e 5 março

O cenáculo é uma atividade de caminheiros onde junta os caminheiros da região de setúbal num local que este ano foi o campo de flores. É uma atividade fundamental para o crescimento do caminheiro contando com vários fóruns com oradores por exemplo: gestão de conflitos, e escutismo para as pessoas com mobilidade reduzida, a meu ponto de vista foram bastante importantes e esclarecedoras tanto para mim como para o resto dos Caminheiros presentes. Tivemos também de criar propostas para a carta de cenáculo e fazer a respetiva apresentação onde poucas são aceites para a carta.





4 de março

No dia 4 de março na missa das 16h perante a paróquia os nossos Rapecs, Rita e Leo fizeram a sua promessa de caminheiros passando assim a ser uns homens-novos e passando a fazer parte oficialmente dos Caminheiros





18 de março

“Um fim-de-semana atarefado com a preparação para o tradicional festival das sopas já no próximo fim-de-semana 25 de Março!”






 


3 de março


VIA-SACRA

É uma época bastante importante para nós cristãos, simbolizando o caminho que jesus teve de percorrer com a sua cruz, até a sua Ressurreição.

Como habitual celebramos esta via-sacra contando com a presença e colaboração do Grupo fraterno e dos escuteiros e de toda a nossa paróquia, foi facultada a nossa ajuda nas estações para lermos a leitura e realizarmos uma pequena meditação enquanto andam com a cruz entre as estações. É um período bastante sofrido e importante, e bom para meditarmos sobre nós próprios.


VIGILIA

Depois da nossa via-sacra seguimos então para a vigília dos elementos que iriam fazer a promessa no dia seguinte. Diferente dos outros anos fizemos uma vigília dividida pelas secções sendo assim um momento mais íntimo para cada um dos elementos e respetivos irmãos escuteiros. Foi um momento bastante bonito e sentido para cada um de nós.

A seguir a toda a cerimónia da vigília os caminheiros seguiram para a sua atividade regional o cenáculo realizado durante o fim-de-semana no colégio campo de Flores.







 

Cantinho da Partilha:

 

“Certa de que poderei dar um contributo para o “Escuteiradas” resolvi escrever sobre o tempo que vivemos – Quaresma – tempo de mudança de vida. É durante estes dias eu Jesus está oração no monte das oliveiras e que devemos estar mais unidos a Ele. De que modo cada secção o pode fazer? Além da oração diária podem conforme a vossa idade fazer coisas muito simples, uma pequena tarefa diária:


Lobitos – Mãe hoje sou eu que trato da mesa para o jantar, tu podes sentar-te um bocadinho e descansar, assim sei que o meu amigo Jesus fica muito contente.


Exploradores – Mãe hoje é o dia de tu descansares, eu faço o jantar porque sei que tu o fazes todos os dias. Entrego a Jesus este meu trabalho.


Pioneiros a vós é pedido - Construam a minha igreja. Então comecemos na Igreja doméstica e com pequenos gestos Mãe amanhã sou eu que te levo o pequeno-almoço à cama e te ajudo a despachar o meu irmão, porque Jesus também esteve sempre ao lado de sua mãe.


Caminheiros – e para vós que vos pede Jesus? Que se façam homens novos e que em cada Quaresma se renovem e que tentem cada um à sua maneira viver este tempo de conversão, pequenas coisas feitas com amor, valem muito. E ficamos todos com a certeza de que chegaremos ao dia da Ressurreição de NS Jesus Cristo muito mais felizes.


A todos uma santa quaresma”

 

Cristina Martins

 

bottom of page