top of page

Kandersteg

Pelas 23 horas do dia 2 de Setembro de 2011, o agrupamento 1239, representado pelo Clã, Comunidade e Equipas de animação, parte rumo a mais uma atividade internacional, a primeira de muitas. O destino é Kandersteg, na Suíça. Antes da chegada aos Alpes, espera-nos uma longa viagem de autocarro. A animação das primeiras horas ajuda a passar o tempo, entre filmes e musicas do RS, atravessamos Espanha e pela hora de almoço chegámos a San Sebastian, perto da fronteira com França. É hora de esticar as pernas e apanhar ar, cerca de 4 horas para almoçar e conhecer a cidade. em grupos visitámos a parte histórica, a festa da cidra, a baía e a praia. Regresso para o autocarro para mais uns km.

Próxima paragem: Geneve (Suíça)!

Esta curta paragem serve apenas para almoçar e conhecer a baía e o jardim envolvente. Depois de 40 horas de viagem, chegámos finalmente a Kandersteg. Para além da bagageira do autocarro cheia, trouxemos ainda muita chuva. 

​

​

WhatsApp Image 2021-11-10 at 15.45.35.jpeg

Formam-se grupos de trabalho e dá-se início à montagem de campo: tendas, tenda de campanha e toldos. Chove a potes e está tudo encharcado. O jantar é em grupo e a noite é livre, uns vão para a tenda descansar da viajem e fugir à chuva, enquanto outros preferem aproveitar para conhecer o chalet do campo.

A alvorada do dia seguinte, para uns às 7h30m, para outros às 8h30m, conforme o fuso horário. Pequenos-almoços e inico do 1º raide (subida no teleférico). Uma caminhada suave para iniciar a semana que nos espera. O regresso a campo é por volta das 16h, de forma a preparar o fogo de conselho dessa noite. Este convívio permite, não só conectar com diferentes grupos de escuteiros (Madeira e da Alemanha), como assistir a divertidas peças num anfiteatro natural.

2 de Setembro de 2011
WhatsApp Image 2021-11-10 at 16.09.40.jpeg

Alvorada cedinho e início de Raid a Frunderhum. Começamos por dirigir-nos ao teleférico, que nos deixa perto do lago Oeschinensee, a partir daí é sempre a subir até à bandeira da Suíça que esvoaçava lá no cimo da montanha. Apesar do caminho íngreme e aos ziguezagues, com mais ou menos dificuldade ninguém fica para trás, todos cumprem o objetivo de chegar ao albergue. O resto da tarde é dedicada a descanso, visita ao glaciar e convívio. De pantufas nos pés, sentados na sala de convívio do albergue espera-se o jantar, que nos é servido às 18h (sopa de legumes, massa com molho de tomate e sobremesa de chocolate). 

Dormidas nas aconchegantes camas em forma de prateleira. Pela manhã, toma-se o pequeno-almoço e inicia-se a descida até ao lago, onde nos espera um merecido banho de água gelada. Pela tarde, e para compensar as calorias perdidas no raid, segue-se a visita à fabrica da Nestlé. Entre a história do chocolate e deliciosas degustações, todos trazem uns quantos chocolates nos sacos e a barriga cheia deles. O regresso a campo é animado e esta noite o objetivo é partilhar uma refeição com outro grupo em campo,  no caso o grupo alemão. Bacalhau à Brás confecionado pelos portugueses e panquecas com compotas para sobremesa, receita dos convidados. Parabéns ao Diogo! E o resto da noite de convívio. 

A quinta-feira traz sol para nos acompanhar em mais 26 km de caminhada até ao Albergue Gfelap. Afinal as senhoras velhotas reformaram-se, agora há pessoas simpáticas lá em cima, prontas a preparar um chocolate quente para dar ânimo na descida. De volta a campo para um combinado jogo de volley com outro grupo alemão. Portugal ganha! Preparação do jantar em campo (massa à carbonara). E mais um aniversário, parabéns ao Francisco! Convívio e troca de recordações com outros grupos. 

A manhã de sexta é destinada ao ultimo raid  Doldenhornhutte e os músculos já estão cansados antes da caminhada começar. Chegada ao albergue e almoço às 10h da manhã (isso mesmo, às 10h!!!!). 

WhatsApp Image 2021-11-10 at 16.09.40 (3).jpeg
WhatsApp Image 2021-11-10 at 16.09.40 (6).jpeg
WhatsApp Image 2021-11-10 at 16.09.40 (4).jpeg

Prata conquistada para alguns, bronze para outros! Tarde livre para passear pela vila, visitar as piscinas e comprar recordações. Noite ocupada com reflexão dos pioneiros e reunião dos caminheiros com a nossa chefe de clã. 

Pela manhã de sábado arrumamos as mochilas, voltamos a encher o autocarro e iniciamos a viagem de regresso a Portugal. Tempo ainda de fazer uma paragem de algumas horas e apreciar a bela cidade de Lyon, onde todos sussurram: Le Scout e compor o hino de Kandersteg. 

Chegada à sede sensivelmente às 19h. 

​

Trazemos na mochila, para além de Santo Graal, uma semana inesquecível.

Hino de Kandersteg 2011

Arranca o autocarro na noite escura 

E nós já sem arranjar posição 

Passa o tempo e o cansaço perdura 

Vou dormir para o chão. 

Correndo o mapa de Sul para Norte

Passando por São Sebastião 

A Suíça já não está tão longe 

Cresce a emoção. 

Estamos a chegar, a chegar 

Chove a potes mas não me vou importar 

Os limites tenho de ultrapassar 

Quero é desfrutar. 

​

Por isso subi ao monte mais alto 

Por isso tive que dar sempre mais 

Em Kandersteg, em Kandersteg 

Foi demais (2x)

---------------------------------------------------------

69 Quilómetros, sempre a subir, sem parar 

Os pés já os tenho a latejar 

Eu só queria era descansar 

Fique com o bronze ou com a prata 

Quero mesmo é lá chegar 

Caminhando para o albergue, quero é ir lá dormir 

E quando descer, ao lago ir. 

Vamos voltar para campo, e as vacas a mugir

Com a insígnia no bolso, estou no ir 

​

Panquecas sem Nutela

O Lucas sem ela 

Não seria Kandersteg 

Vaca sem bandalo 

Pezinho sem calo 

Não seria Kandersteg.

----------------------------------------------------------------

Agora os chefes! 

Kandersteg (Kandersteg) 

Oh Kandersteg (Oh Kandersteg)

Esse grande campo (Esse grande campo)

E atividade (E atividade)

Não há igual (não, não há)

Sem ser ali (Sem ser ali)

Em Kandersteg (Kandersteg)

Kandersteg (Kandersteg) 

Fui Feliz!

Hino de Kandersteg 2022

era um país novoum sonho adiadoforam dois anos de pinsconcertos e jantares copos de água que são 5 francosTenho dores nos pés e nos flancosforam horas e horasno autocarro para chegarmos ao kisp REFRÃOfomos ao schwarenbachfomos ao gemipasspernoitamos no gfellalp subimos ao lötschenpassaí, fomos ao doldenhorn somos bronze, prata e ouro um lago geladoum padre tresloucadoonde ponho a reciclagem?o Paulo disse em qualquer lado o albergue é depois das colinasdiz o Tiago, isto é para meninasa Mara aleijadaa Ana desmaiadamil e uma bolhas nos pés REFRÃO chegámos atrasadosno teleférico enjoadoschuva na piscinamortais saltos chapados foram várias as nossas visitasgraças aos fantásticos motoristasfabrica da Nestlé, sagrada família89 km's a pé REFRÃO roubámos doce à pinkieservimos massa empadãoos rissóis azedaramfartinhos de chouriçãono campfire nós participámoscom Milagre e Joel  representámoso nosso hino cantámossem voz ficámosem Kandersteg tugas orgulhámos REFRÃO (x2) foram dias e dias de zoom a prepararpara esta atividade realizar (Instrumental) REFRÃO (x2) (2x meio tom acima) Em kandersteg Em kandestegem Kandersteg....

O Segredo é afinal, 1239!!

  • Facebook

© 2021 por Agrupamento 1239 Vale de Milhaços 

bottom of page