top of page
jp.jpg

Atividades Regionais

Jangal Tau

Esta atividade nasceu de um desejo de vários encontros de Àquelas e Equipas de Animação de voltar a termos uma atividade regional só para lobitos. 

O nome desta atividade surgiu /nasceu numa reunião da Equipa Pedagógica Regional da 1ª Secção da altura depois de horas de debate: Jangal, nome dado a Selva, a vida ao ar livre, local de transmissão de sabedoria e de aprendizagens e símbolo da aventura e do mistério. A cruz de Tau, ou simplesmente o Tau, é uma cruz sem cabeça em forma de T. Esta cruz é uma das mais antigas representações da cruz e é a cruz utilizada pelos franciscanos.

Para São Francisco, a Tau, fazia lembrar o amor de Jesus Cristo pelos homens, símbolo de conversão, de uma vida que tinha como missão ajudar o próximo e sempre Da Melhor Vontade.

O grande objetivo desta atividade foi sempre “aprender através do Jogo”, e dar a conhecer a nossa região, num grande jogo de cidade, ou da localidade escolhida para receber esta atividade. O tema, o imaginário e as dinâmicas utilizadas são sempre diferentes todos os anos dando assim uma oportunidade de educação pedagógica rica para os participantes. A 1ª edição do Jangal Tau foi em 2012 em Azeitão.

“É necessário encarar o Lobitismo como uma preparação para o Escutismo, quer dizer, como uma preparação para a vida porque o Escutismo é a própria vida, levada com bom senso e bom humor.” Vera Barclay

ICTHUS

ICTHUS significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”. Jesus foi enviado por Deus, para ser o nosso salvador. E colocou em cada um de nós, o objetivo de juntos, também o sermos. Tal como Jesus teve de ultrapassar vários desafios, também vós o terão de o fazer, para serem os verdadeiros salvadores.

Em cada desafio superado irás ganhar uma chave, e com ela conseguirás abrir as portas do Céu. Conseguirás caminhar sobre as águas, tal como Jesus o fez? Terás coragem para isso? Jesus caminhou durante 40 dias e 40 noites, no deserto, rezando e jejuando. Este sinal de esvaziamento total de sua pessoa mostra a solidariedade do seu projeto para com os que passam fome. És capaz de fazer isso também? Sem meios e apenas com Fé, Jesus depositou em Pedro a grande tarefa de edificar a igreja. Pedro assim o cumpriu, tornando-se no primeiro Papa. És capaz de por em prática tudo aquilo que aprendeste de pioneirismo a favor da Igreja?

 

A Atividade

Na atividade terás 3 áreas de provas que tens de realizar. São elas:

Orientação: Já alguma vez fizeste uma corrida de orientação? Tens de chegar ao fim, onde terás de passar por todos os pontos assinalados na carta! Não basta chegares em primeiro! Consegues encontrar o norte?

Atividades Náuticas: Serás colocado à prova dentro de água! Já sabes, saber nadar é um requisito! Achas que vais conseguir fazer uma jangada e atravessar a margem?

Atividades Técnica Escutista: Serás tu o melhor escuteiro da tua equipa/equipagem? Não? Mas não o deves ser, o objetivo é que todos juntos sejam capazes de fazer tudo, aproveitando o melhor que cada um sabe! Serás colocado à prova em 8 provas técnicas! Consegues fazer o nó de brandais? Ou serás antes um especialista no morse?

Cenáculo

O Cenáculo é uma ferramenta educativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), criada em 2001 pela então SNIV (Secretaria Nacional da IV Secção). Consiste num fórum de Caminheiros e Companheiros, com função consultiva, onde se pretende criar um espaço de debate de temas de interesse para os jovens adultos da IV secção.

 

Esta atividade realiza-se a nível local e a nível nacional: 
- O Cenáculo Local realiza-se em quase todas as Regiões e Núcleos do CNE;
- O Cenáculo Nacional, é onde participam os representantes de cada Núcleo/Região eleitos localmente.

 

Desde o seu início, o Cenáculo tem-se difundido pelo país, tendo hoje um papel afirmado na IV secção. O seu crescimento tem sido evidente ao longo dos Ciclos: desde os 36 participantes no 1º Ciclo de Cenáculo Nacional até aos mais de 3049 participantes em 39 Cenáculos de Núcleo e Região em 2019.

A organização de cada Cenáculo, tanto ao nível local como nacional, é da inteira responsabilidade de um conjunto de Caminheiros e Companheiros - a Equipa de Projeto - cujo trabalho é acompanhado por um dirigente Observador.

O Cenáculo é uma oportunidade educativa, tanto para aqueles que estão envolvidos na sua organização, como também para todos os que nele participam ativamente, contribuindo para que os jovens adultos da associação adquiram competências para a sua vida em sociedade.

​

bottom of page